Cerimônia Estadual de Premiação da OBMEP 2018: medalhistas capixabas são homenageados

06/01/2020 12h36 - Atualizado em 07/01/2020 08h35
Medalhistas, pais, professores e autoridades lotaram o Teatro Universitário na Cerimônia Estadual de Premiação da OBMEP 2018

Estudantes capixabas, que são feras em Matemática, lotaram o Teatro Universitário, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em Vitória, no último dia 20, para receberem medalhas da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP 2018). A cerimônia foi realizada pela Secretaria da Educação (SEDU) em parceria com a Coordenação Regional da OBMEP/ES e contou com o apoio da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES) e da Fundação Jônice Tristão.

No evento, o secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, destacou que a conquista destes estudantes é uma inspiração para toda a Rede. “Vocês nos inspiram a pensar que é possível encher novamente este teatro com outros estudantes e que é preciso trabalharmos para que muito mais estudantes encontrem a beleza dos números como vocês encontram. Vocês mostram que a Matemática é bonita e os números fazem sentido, na música, na arquitetura e em diversos outros campos do conhecimento, em que há muita Matemática aplicada. Parabéns a todos, vocês são o orgulho para suas famílias e para todos nós da SEDU”, afirmou.

Nessa edição, 24 estudantes capixabas ganharam medalhas de ouro, 52 de prata e 119 de bronze, totalizando 195 estudantes capixabas premiados na OBMEP 2018. Eles receberam as suas respectivas medalhas, certificados e brindes do Matemática na Rede pelo representante do Governo do Estado, o Secretário de Educação, pelo Coordenador Regional da OBMEP/ES e demais autoridades. Os 24 medalhistas de ouro ganharam um aparelho celular da Fundação Jônice Tristão com reconhecimento da grande conquista do Espírito Santo diante do cenário nacional.

Segundo o Coordenador Regional da OBMEP/ES, o Prof Florêncio Guimarães, " o desempenho em medalhas de ouro fez o ES ficar na 4ª melhor posição nacional, apenas superado pelo Distrito Federal e pelos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Isto se for levado em conta a relação medalhas de ouro versus número de inscritos. Um desempenho excepcional. Na olimpíada passada foram 17 medalhas de ouro, e agora esse número passou para 24. Não é um aumento considerável?", disse.

O diretor-presidente da FAPES, Denio Rebello Arantes, na sua fala na cerimônia enfatizou a importância do aprendizado em Matemática. "O conhecimento em Matemática é fundamental para nos situarmos no momento histórico atual e nos prepararmos para as mudanças na sociedade e no mercado de trabalho. Hoje em dia, tomamos conhecimento sobre os fatos e o mundo por meio de interfaces computacionais, que utilizam as linguagens Matemática e de programação para serem desenvolvidas. Tudo isso mostra a importância de estimular o aprendizado em estudantes das escolas capixabas para que eles possam se inserir nessa realidade e ter mais oportunidades de formação e de trabalho no futuro”, disse.

As fotos da Cerimônia Estadual de Premiação da OBMEP 2018 estão disponíveis na página do Facebook do Matemática na Rede (https://www.facebook.com/matematicanaredees/).

Sobre a competição no Brasil

Criada em 2005, com o objetivo de popularizar o ensino de Matemática entre estudantes do Ensino Fundamental e Médio, a Olimpíada Brasileira de Matemática registrou este ano um novo recorde de escolas inscritas, com um total de 54.831 instituições, abrangendo 99,71% dos municípios de todo o País. O número total de inscritos foi de 18.158.775 estudantes do Ensino Fundamental e Médio, oriundos de 49.002 escolas públicas e 5.829 escolas particulares.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é promovida pelos ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação, e é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). Seu objetivo é estimular o estudo da disciplina e revelar talentos na área.

Para incentivar a participação dos alunos, são distribuídos materiais didáticos, oferecidas bolsas de iniciação científica aos estudantes e reconhecimento aos educadores, escolas e secretarias.