Olimpíada Mirim
A nova Olimpíada de Matemática
O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que organiza desde 2005 a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), está lançando a 1ª Olimpíada Mirim - OBMEP, competição de matemática voltada para estudantes de escolas públicas do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Essa competição visa transformar a relação das crianças com esse componente curricular desde as séries iniciais, introduzindo aspectos criativos e lúdicos ao processo de aprendizagem.
Esta é a primeira competição nacional de Matemática a incluir estudantes tão jovens. Em 2018, o IMPA começou o processo de inclusão dos anos iniciais com a OBMEP - Nível A, voltada para estudantes dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental. Agora, com a Olimpíada Mirim - OBMEP, o projeto foi ampliado para atender também os estudantes do 2º e do 3º ano.
As inscrições são feitas exclusivamente pelas escolas públicas municipais, estaduais e federais ou secretarias de educação, por meio do site olimpiadamirim.obmep.org.br
A Olimpíada Mirim - OBMEP será realizada em duas fases, ambas aplicadas pelas escolas. A 1ª fase ocorre em 30 de agosto e consiste em uma prova classificatória composta de quinze questões objetivas (múltipla escolha). Alunos classificados nesta etapa poderão participar da 2ª fase, em 11 de outubro, também composta de quinze questões objetivas.
O conteúdo das provas corresponde ao grau de escolaridade dos alunos, divididos nos níveis Mirim 1 (2º e 3º anos do Ensino Fundamental) e Mirim 2 (4º e 5º anos do Ensino Fundamental).
Mais informações estão disponíveis no regulamento da competição.
A Olimpíada Mirim - OBMEP é uma realização do IMPA com apoio da B3 Social, da CAPES e do CNPq, além da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A competição é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pelo Ministério da Educação (MEC).
A OBMEP Nível A
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – Nível A (OBMEP Nível A) foi uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), do Ministério da Educação (MEC) e das Secretarias de Educação.
Como foi a OBMEP Nível A
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – Nível A (OBMEP Nível A) foi uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), do Ministério da Educação (MEC) e das Secretarias de Educação.
Objetivos
- Estimular e promover o estudo da Matemática no Brasil;
- Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica; possibilitando que o maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;
- Promover a difusão da cultura matemática;
- Identificar jovens talentos;
- Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;
- Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.
Público-alvo
Estudantes dos 4º e 5º anos do Ensino Fundamental regularmente matriculados em escolas públicas municipais, estaduais e federais brasileiras.
Provas anteriores da OBMEP Nível A
Como foi a OBMEP Nível A no Espírito Santo
A Secretaria de Estado da Educação (SEDU) e a União dos Dirigentes Municipais de Educação do Espírito Santo (UNDIME/ES), por meio do Matemática na Rede, publicou anualmente os critérios para a adesão em modelo participativo e nivelado para as redes, estadual e municipal, prevendo o mesmo ordenamento para todo o processo que viabilizaram a participação das escolas públicas na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP Nível A).
Adesão nas edições da OBMEP Nível A
A adesão a OBMEP Nível A foram efetuadas exclusivamente pelas Secretarias de Educação (Municipal e Estadual) no site da OBMEP, informando o número total de estudantes de cada Secretaria de Educação.
Um pouco sobre a OBMEP Nível A 2019 no Espírito Santo
Em sua 2ª edição, ocorrida em outubro de 2019, mais de 29 mil estudantes do 4º e 5º anos, de 540 escolas públicas capixabas (municipais e estadual), participaram da 2ª OBMEP Nível A 2019.
Acesse aqui as listas dos estudantes capixabas premiados com Menção Ouro, Menção Prata e Menção Bronze.
Estudantes premiados com Menção Ouro
Um pouco sobre a OBMEP Nível A 2018 no Espírito Santo
Na 1ª edição da OBMEP Nível A, ocorrida em 2018, mais de 25.000 estudantes dos 4º e 5º anos, distribuídos em 415 escolas de 48 municípios do Espírito Santo, realizaram as provas nos turnos matutinos e vespertinos, de acordo com os critérios estabelecidos pela OBMEP. Essa participação foi fruto do esforço de diversos profissionais das escolas e das Secretarias de Educação.
Dentre os participantes, o Programa Matemática na Rede, premiou com menções 10% dos estudantes com as melhores notas.
Acesse aqui as listas de estudantes premiados com a Menção Ouro, Prata e Bronze.