Preparando Campeões para o Espírito Santo

Oportunidades, vantagens e histórias de sucessos a partir dos estudos e dedicação em Matemática.


Projeto Iniciação Científica de Matemática

Destinado aos estudantes capixabas da rede pública de ensino, esse projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Educação (SEDU), em parceria com a Coordenação Regional da OBMEP/ES e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES).

Nos PicMat de diversos municípios, os estudantes participam de encontros presenciais para aprofundamento de estudos, com atividades que visam oportunizar a cultura da matemática básica e aperfeiçoar o rigor da leitura e da escrita de resultados, as técnicas e métodos e a independência do raciocínio analítico por meio de Resolução de Problemas, orientadas por Professores de Iniciação Científica de Matemática.

Mais detalhes acesse Projeto Iniciação Científica de Matemática.


Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC da OBMEP)

Destinado aos estudantes medalhistas da OBMEP do ano anterior, o PIC da OBMEP é realizado por meio de uma rede nacional de professores em polos espalhados pelo país. Tem como objetivo despertar nos estudantes o gosto pela Matemática e pela ciência em geral. 
No Espírito Santo, desde 2024, o Matemática na Rede ampliou os polos presenciais do PIC em parceria com as das Coordenações Regionais do PIC - ES01 e ES02 - oportunizando assim, mais estudantes frequentarem os polos presenciais.

Visite a página do PIC da OBMEP e conheça o material preparado para o programa.


Programa de Iniciação Científica e Mestrado

O PICME é um programa que oferece aos estudantes universitários que se destacaram nas Olimpíadas de Matemática (medalhistas da OBMEP ou da OBM) a oportunidade de realizar estudos avançados em Matemática simultaneamente com sua graduação.

Os participantes recebem as bolsas por meio de uma parceria com o CNPq (Iniciação Científica) e com a CAPES (Mestrado). Para outras informações, visite a página do PICME.