Conteúdo Online


Ferramentas e recursos para reforço e aprofundamento de estudos de Matemática

O Matemática na Rede oferece diversas dicas de ferramentas, recursos e plataformas aos estudantes e professores que desejam enriquecer seus estudos em Matemática.

Aqui é possível acessar: Bancos de Questões da OBMEP; Plataforma com provas e soluções de todas as edições da OBMEP; Portal da Matemática; Quebra-cabeças de Matemática; e etc.

Essas ferramentas e recursos digitais auxiliam qualquer estudante na preparação para a OBMEP ou para outras olimpíadas científicas, além de interação e outros aprofundamentos de Matemática.

Com elas, é possível localizar facilmente videoaulas de assuntos matemáticos, exercícios resolvidos, materiais teóricos, materiais interativos, testes e avaliações personalizadas.

Esses materiais são separados conforme os assuntos, temas e propostas curriculares do 4º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, além de Tópicos adicionais para professores.

Vamos começar com simulados para as fases da OBMEP 2023?

Nos links abaixo disponibilizamos simulados preparatórios para as fases da OBMEP 2023.

 
Imagem: PicMat presencial 2023

Essa proposta, além de ser um material preparatório, é um instrumento que permite conectar os diferentes aprendizados produzidos em sala de aula com questões das competições de conhecimento de Matemática e, também, um potencial suporte no aprofundamento de conhecimentos matemáticos para todos os estudantes.

Assim, esperamos que esse material fortaleça e dê apoio a sua preparação para as fases dessa competição, impactando no seu aprofundamento de estudos de Matemática.

Simulado 01 - Nível 01

Simulado 01 - Nível 02

Simulado 01 - Nível 03

Simulado 02 - Nível 01

Simulado 02 - Nível 02

Simulado 02 - Nível 03

Simulado 03 - Nível 01 - novo

Simulado 03 - Nível 02 - novo

Simulado 03 - Nível 03 - novo

Para ter acesso aos comentários e as soluções dos simulados, basta fazer a solicitação pelo e-mail matematicanarede@sedu.es.gov.br.

Ótimos estudos!


Portal da Matemática da OBMEP

Neste portal é possível assistir videoaulas, ter acesso a exercícios resolvidos, cadernos de exercícios, materiais teóricos e interativos e testes com conteúdo matemático que cobre todo o currículo escolar do 6º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio.

E desde 2016, o Matemática na Rede tem parceria com o IMPA para utilização do Portal da Matemática pelos professores e estudantes da rede pública estadual, com acesso e perfil personalizado de forma gratuita.

Para conhecer mais e aproveitar essa ferramenta, acesse aqui.


Ferramenta para anos iniciais do Ensino Fundamental

Quer se preparar para a próxima edição da Olimpíada Mirim?

O “Quebra-cabeças de Matemática” apresenta um acervo de desafios matemáticos de forma lúdica e atraente, voltados para um público geral e com foco em estudantes do 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental.

Os desafios matemáticos apresentados por essa ferramenta, divididos em dois níveis de dificuldade, estão acompanhados de discussões sobre a solução, orientações pedagógicas e arquivos digitais para impressão de materiais que facilitam seu aproveitamento em sala de aula ou em outros espaços educativos.

Visite essa plataforma, faça o registro e receba com frequência as informações de novos materiais postados.

Bons estudos!


Banco de Questões

Desde a primeira edição da OBMEP, os estudantes, professores e escolas públicas têm acesso a um Banco de Questões com exercícios e desafios de Matemática.A ideia desse Banco de Questões é despertar o prazer pela Matemática, estimular com perguntas instigantes o estudante interessado e proporcionar um treinamento completo para as provas da OBMEP.
Acesse os Bancos de Questões aqui.


Provas e Soluções de todas as edições

Os estudantes, professores e escolas também têm acesso as provas e as resoluções, por questões ou assuntos específicos de todas as edições da OBMEP, tanto no formato digital quanto em vídeos.
Para acessar o contéudo clique aqui e ótimo estudos!