Monitoria de Matemática


O Projeto

Este projeto é uma ação fundamental para o Programa Matemática na Rede: preparando campeões. Com esse projeto nas escolas da rede pública é possível identificar jovens talentos e ofertar atendimento de monitoria nas aulas regulares para os estudantes com baixo desempenho em Matemática. Além disso, a Monitoria é uma ferramenta de ensino e aprendizagem que contribui para a formação integrada do estudante do ensino fundamental e do ensino médio, através do estabelecimento de novas práticas e experiências pedagógicas que visam fortalecer a articulação entre teoria e prática.

Novidades

Para 2022, com o objetivo de estimular a cultura de cooperação entre os estudantes, numa perspectiva de professores como mediadores e estudantes como protagonistas, permitindo que estudantes aprofundem seus conhecimentos ao auxiliar outros estudantes, em atividades de recuperação e reforço dos conhecimentos de Matemática, o Matemática na Rede lançará edital específico para a Monitoria de Matemática.


Objetivos

Os objetivos do Projeto Monitoria são:

  • Identificar estudantes com desempenho desejável e interessados em oferecer monitoria;
  • Organizar e oferecer monitoria nas aulas regulares de Matemática, no contraturno, para os estudantes com baixo desempenho em conteúdos de Matemática;
  • Oferecer aprofundamento de estudos para o Aluno Monitor e formação continuada para o Professor Orientador de Monitoria, por meio de resolução de problemas contextualizados;
  • Aproximar os estudantes com desempenho desejável daqueles que tem dificuldades em aprender conteúdos específicos;
  • Incentivar a participação dos Alunos Monitores nas Olimpíadas Científicas e no desenvolvimento de gincanas e feiras anuais de conhecimentos científicos.

Detalhes e metodologia da Monitoria

Para o desenvolvimento de Projeto Monitoria nas Escolas, alguns detalhes e orientações são fundamentais:

  • Todas as escolas podem divulgar o Projeto Monitoria para todos os alunos e Comunidade Escolar.
  • Qualquer aluno com bom desempenho e com disponibilidade poderá atuar como Aluno Monitor nas aulas regulares de Matemática do seu contraturno (Escolas de Tempo Parcial) ou nos tempos acordados (Escolas de Tempo Integral). Exceto alunos do Ensino Fundamental – Anos Iniciais.
  • Nas escolas de tempo parcial os Alunos Monitores oferecerão a monitoria no seu contraturno, nas aulas regulares de Matemática, conforme planejamento e articulação do Professor Orientador de Monitoria.
  • Cada turno ou escola poderá ter mais de um Professor Orientador de Monitoria, podendo ser Professor Regular de Matemática ou Coordenador de Área (PCA) ou Pedagogo;
  • A seleção dos estudantes interessados em serem Alunos Monitores seguirão critérios internos da escola e deverão ter anuência do professor de Matemática e do Diretor Escolar;
  • O Aluno Monitor deverá cumprir a carga horária mínima de 5h semanais, dividida em planejamento do exercício da Monitoria (1h) e atendimento da Monitoria (4h);
  • Nas Escolas de Tempo Integral o Aluno Monitor poderá desenvolver o exercício da Monitoria nas duas aulas de Práticas e Vivências em Protagonismo (criando um clube de monitoria) e três aulas nos horários de intervalos ao longo da semana.



Um pouco mais sobre o Projeto Monitoria de Matemática nos últimos anos

Lançado em 2016, o Projeto Monitoria de Matemática tem atingido diversas escolas, professores e estudantes da rede pública de ensino.

Confira nos links abaixo os participantes que enviaram os relatórios finais do desenvolvimento desse projeto nas escolas.

Alunos Monitores, Professores Orientadores de Monitoria de Matemática 2016 por escola e por Superintendência Regional de Educação (SRE).

Alunos Monitores, Professores Orientadores de Monitoria de Matemática 2018 por escola e por Superintendência Regional de Educação (SRE).

Veja na galeria as imagens do desenvolvimento desse projeto nas escolas.


Projeto Monitoria de Matemática 2022

O início do Projeto Monitoria de Matemática está previsto para ocorrer no 2º Semestre e deverá obedecer os seguintes critérios:

  • Divulgação do edital de seleção dos Alunos Monitores;
  • Apresentação dos Alunos Monitores para toda a Comunidade Escolar;
  • Organização dos horários de Planejamento e os horários/turmas de atendimento, considerando a série/ano de cada Aluno Monitor para o atendimento;
  • Entrega das orientações gerais da Monitoria para os Alunos Monitores, bem como os relatórios para preenchimento após cada atendimento.  


Professor Orientador

O Professor Orientador de Monitoria é um profissional qualificado na área, preferencialmente Professor de Matemática ou Coordenador de Área (PCA) ou Pedagogo da unidade escolar, com disponibilidade para atuar duas horas semanais, orientando o atendimento da Monitoria e a atuação dos respectivos Alunos Monitores.

  • Organizar o atendimento e assessoramento da monitoria, articulado com o professor regente de classe do contraturno;
  • Dar apoio ao professor regente, tirar dúvidas dos estudantes em sala de aula nos momentos dos exercícios;
  • Organizar junto à equipe pedagógica a Gincana e a Feira de Conhecimento.

Aluno Monitor

  • Exercer a função de Aluno Monitor no contraturno;
  • Auxiliar e orientar a realização das feiras e gincanas e das atividades propostas pelo Professor Regente da Área de Ciências da Natureza e da Área de Matemática e pelo Professor Orientador de Monitoria;
  • Preencher relatórios periódicos de sua atuação como Aluno Monitor.