Diretor-geral do IMPA se reúne com professores dos projetos de Iniciação Científica do Matemática na Rede
.jpg?v=638820698344242970)
Na semana que se comemora o Dia Nacional da Matemática, celebrado nesta terça-feira (6), o matemático Marcelo Viana, diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), desembarca em terras capixabas para se reunir com os professores do Matemática da Rede. O encontro, que será realizado nos dias 9 e 10 de maio, no Sesc Praia Formosa, em Aracruz, tem como objetivo discutir assuntos matemáticos, resolução de problemas, iniciação científica de Matemática, orientações para elaboração dos materiais estruturados das Rotinas Pedagógicas Escolares e possibilidades de trajetórias que os estudantes possam escolher após a Educação Básica, a partir do desempenho na Matemática.
Esse evento, que reunirá professores de diversos municípios com oficinas, palestras e reuniões temáticas, é promovido pela Secretaria da Educação (Sedu), por meio do Programa Matemática na Rede e da Ação das Rotinas Pedagógicas Escolares.
Um dos convidados especiais do evento é o diretor do IMPA, entidade organizadora da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Marcelo Viana, que ministrará uma palestra para os convidados na tarde desta sexta-feira (9). O pesquisador, que foi o primeiro brasileiro e primeiro matemático a receber o Grande Prêmio Científico Louis D., do Institut de France, pretende abordar questões como Ciências da Dados, Inteligência Artificial e as possibilidades de trajetórias que os estudantes podem escolher a partir do bom desempenho na Matemática.
“Terei a oportunidade de apresentar a proposta do IMPA Tech aos professores da rede do Espírito Santo. Considero essa aproximação do ensino superior à educação básica muito importante”, ressaltou Marcelo Viana.
"Este evento vai ao encontro de um dos grandes desafios da educação no Brasil, que é a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem deste componente tão importante para nossos estudantes, a Matemática. Será uma grande oportunidade para que cerca de 150 professores de Matemática discutam temas relevantes para melhoria das práticas pedagógicas", afirmou a gerente de Currículo da Educação Básica da Sedu, Aleide Cristina de Camargo.
Todos os professores vão poder participar das oficinas, palestras e reuniões temáticas que envolvem os projetos de Iniciação Científica de Matemática e redação, elaboração e validação das Rotinas Pedagógicas Escolares de Matemática, com o intuito de aprimorar a qualidade do ensino de Matemática para as redes de ensino do Espírito Santo.
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu comunicacaosedu@sedu.es.gov.br
Deborah Hemerly dahfialho@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707