Escolas do Espírito Santo aplicam a 1ª fase da OBMEP 2024
Estudantes das escolas de ensino do Espírito Santo participaram, nesta terça-feira (04), da primeira fase da 19ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Uma das instituições envolvidas na competição é a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professor Renato José da Costa Pacheco, localizada no município de Vitória.
A professora de Matemática Rayssa Rocha destacou que a OBMEP incentiva o estudo da disciplina entre estudantes e professores de todo o País. “A OBMEP oferece aos estudantes a possibilidade de expandir a visão de mundo, trazendo muitas oportunidades acadêmicas relacionadas aos diversos campos do conhecimento. Assim, é extremamente valiosa, estimulando nossos estudantes a aprenderem sempre mais”, afirmou a docente.
Segundo coordenador do Programa Matemática na Rede, Wellington Rosa de Azevedo, nesta edição, a OBMEP marca o recorde de maior número de escolas participantes. “São 56.513 instituições inscritas, alcançando de 5.564 cidades. Isso representa uma cobertura de 99,9% dos municípios brasileiros e a participação de 100% dos municípios do Estado do Espírito Santo”, destacou o servidor.
“Ano a ano, os resultados dos estudantes capixabas são expressivos na OBMEP e de grande importância no que tange ao desempenho e à melhoria do ensino da Matemática no Espírito Santo. Esse aumento é reflexo do esforço de todos em preparar os estudantes da rede pública para se destacarem em olimpíadas científicas nacionais”, contou Wellington Rosa de Azevedo.
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)
Criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada, em 2005, e realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC). Os objetivos são estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.
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