Escolas estaduais promovem atividades em homenagem ao Dia da Matemática

09/05/2023 13h22

As escolas estaduais de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Santíssima Trindade, em Iúna, e Fraternidade e Luz, em Cachoeiro de Itapemirim e Mariano Firme de Souza, em Cariacica, realizaram, na última sexta-feira (05), atividades lúdicas com os estudantes em alusão ao Dia Nacional da Matemática, que aconteceu no sábado (06).

O objetivo das ações nas escolas estaduais foi desenvolver metodologias ativas, a fim de aprimorar e criar habilidades específicas da disciplina de Matemática na comunidade escolar em estudo.

Na ocasião, a Escola Fraternidade e Luz de Cachoeiro de Itapemirim realizou uma gincana com a construção de paródias, corrida do saco e torta na cara, com foco no raciocínio lógico, capacidade de interpretação e dedução matemática, além de desafios sobre a Matemática. O projeto promoveu ainda a inclusão de alunos com deficiências nas atividades de ensino e nos convívios social, cultural e educacional.

Já em Iúna, a Escola Santíssima Trindade elaborou uma roleta das operações matemáticas com o intuito de propiciar o desenvolvimento de habilidades, bem como auxiliar no processo de aprendizagem de conceitos matemáticos, permitindo um caminho de construção do conhecimento que vai da imaginação à abstração de ideias, mediadas pela resolução de problemas.

“Foi muito legal, porque nós aprendemos e, ao mesmo tempo, nos divertimos. Todos os alunos participaram e gostaram da aula. Foi legal também para comemorar o Dia da Matemática”, contou a estudante do 7º ano da EEEFM Santíssima Trindade, Gabriela Fernandes Viana. 

Em Cariacica, a EEEFM Mariano Firme de Souza realizou o projeto ‘Brincando e Aprendendo’ durante o período de intervalo dos alunos da manhã desta sexta-feira (05). Idealizada por três professoras da unidade, a ação envolveu todos os alunos da escola.

Segundo a professora de Matemática, Kelvia Keklin Vervlot, a ideia foi levar os conteúdos já trabalhados em sala de aula para o pátio da escola, de forma leve e lúdica. “Por meio de jogos e brincadeiras, nós, como educadores, devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolvendo a autoconfiança, a organização, a concentração e interação entre os alunos”, contou.

O também professor da disciplina, Luciano François Mendonça, completou: “Por este motivo elaboramos jogos cujo objetivo foi desenvolver o raciocínio, estimular o pensamento independente e a capacidade de resolver problemas.”  A professora Vilma Aparecida de Andrade foi a última integrante idealizadora do projeto.

Texto: Thiago Mozzer 

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