Espírito Santo tem sete meninas classificadas para torneio inédito no Brasil

04/09/2019 08h15 - Atualizado em 04/09/2019 09h40

A competição tem o objetivo de incentivar a participação feminina em olimpíadas científicas.

O Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) divulgou a lista com o nome das alunas classificadas para participar do 1º Torneio Meninas na Matemática (TM²). Ao todo, 249 meninas, de 19 estados do Brasil foram convidadas para participar dessa competição. O Espírito Santo será representado por 7 alunas de cinco municípios. Entre elas, estão as alunas da Rede Estadual Laysa Gilles Guidi, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Victório Bravim e Maria Clara Pereira de Souza, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Eurico Salles.

As outras alunas do Espírito Santo são Helena Guachalla de Andrade (Rede Privada), Luiza Souza Rubim (Rede Privada), Natalia dos Santos Mendes (Rede Federal), Nathalia Gomes Victoriano (Rede Federal) e Yana Regina Confessor Machado (Rede Federal).

De acordo com o regulamento, a seleção das meninas foi feita com base no bom desempenho das estudantes na 40ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) de 2018, na 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e na seleção feita diretamente pelos coordenadores regionais do torneio.

As estudantes farão a prova no dia 17 de outubro, em locais definidos pelas coordenações regionais do torneio, e terão quatro horas e 30 minutos para resolver cinco questões discursivas. A previsão é que os resultados sejam divulgados até dezembro de 2019. As ganhadoras irão receber medalhas de ouro, prata e bronze, além de certificados de menção honrosa.

1º Torneio Meninas na Matemática

O TM² é uma competição dirigida exclusivamente para participantes do sexo feminino e têm objetivos de incentivar a participação feminina em olimpíadas científicas, aumentar a representatividade feminina em competições nacionais e internacionais e promover a maior participação de alunas em treinamentos olímpicos.

Essa é uma iniciativa do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática e patrocínio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e do Ministério da Educação.

Este será o primeiro teste de seleção das quatro alunas que irão representar o Brasil na Olimpíada Europeia Feminina de Matemática (EGMO), na Holanda, em 2020. Em 2019, o País obteve um resultado histórico na competição internacional, realizada em Kiev, na Ucrânia: a brasileira Mariana Groff, do Rio Grande do Sul, conquistou a primeira medalha de ouro nacional. Maria Clara Werneck, do Rio de Janeiro, e Ana Beatriz Studart, do Ceará conquistaram medalhas de bronze.

Mais informações no site www.tm2.org.br ou pelo telefone (27) 3636-7838 ou 3636-7842.

Mirela Marcarini / Geiza Ardiçon/ Soraia Camata

(27) 3636-7705/ 7706/ 7707/ 7888 / 99956-2479 / 99802-9043

mirelamarcarini@sedu.es.gov.br/ gardicon@sedu.es.gov.br/ sccanal@sedu.es.gov.br

Fonte: https://sedu.es.gov.br/Not%C3%ADcia/espirito-santo-tem-sete-meninas-classificadas-para-1o-torneio-meninas-na-matematica