Estudantes capixabas participam da 8ª edição do Encontro do Hotel de Hilbert no Rio Grande do Norte

27/07/2023 14h53 - Atualizado em 27/07/2023 14h54

Durante esta semana, cinco estudantes capixabas estão participando da 8ª edição do Encontro do Hotel de Hilbert (EHH) 2023, na cidade de Natal – Rio Grande do Norte. O evento reuniu 160 estudantes de todo Brasil para uma imersão no mundo da Matemática, com uma programação com aulas, palestras, minicursos, oficinas, desafios, gincanas, jogos e recreação. A ação é promovida pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

Os participantes foram selecionados com base no desempenho acadêmico no Programa de Iniciação Científica (PIC) Júnior, destinado aos premiados da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP).

Os estudantes capixabas que estão no encontro são: André Souza Alberti, da EMEF CEL PM Orlady Rocha Filho; Vitória Cruz de Aguiar, da EMEF Maria Madalena de Oliveira Domingues; e Daniel Trierweiler Leal Correa, Pedro Manuel de Reis Siqueira e Thamires Passos Chaves da Silva, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (Ifes) – Campus Serra. Eles estão sendo acompanhados pelo coordenador Regional do PIC da OBMEP, professor Alexandre Maia Ferreira.

“O Hotel de Hilbert reúne os 160 alunos que mais se destacaram no programa de Iniciação Científica da OBMEP. Pelo hotel já passaram alguns dos medalhistas que hoje se destacam no Parlamento, em startups e nas pós-graduações do país”, relembrou o diretor-adjunto do IMPA e coordenador-geral da OBMEP, Claudio Landim.

Hotel de Hilbert

Em 1925, o matemático alemão David Hilbert apresentou um paradoxo do infinito. Nele há um hotel com quartos infinitos sempre lotados, com um hóspede em cada quarto. Porém, sempre que chega um novo cliente, o gerente pede que os hóspedes mudem para o quarto ao lado.

Em linguagem matemática, é mais ou menos assim: o hóspede do quarto n pula para o quarto n+1 e assim sucessivamente. Mais conhecido como Hotel de Hilbert, o paradoxo expõe a ideia de que, apesar de sempre lotado, sempre há vagas.

Fonte: OBMEP
Fotos: Alexandre Maia