Estudantes capixabas participam do Encontro de Iniciação Científica de Matemática

07/10/2025 11h08 - Atualizado em 07/10/2025 13h09

Estudantes de diversos municípios do Espírito Santo, integrantes dos projetos de iniciação científica de Matemática participaram, na última sexta-feira (03) e sábado (04), do Encontro Capixaba de Iniciação Científica de Matemática (ECICMAT 2025), realizado no Hotel Sesc de Praia Formosa, em Aracruz. O evento reuniu 225 participantes, entre estudantes e professores de Matemática, em dois dias de intensa troca de experiências, aprendizado e entusiasmo pela Matemática.

Promovido pela Secretaria da Educação do Espírito Santo (Sedu), em parceria com a Coordenação Nacional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e o Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa), o encontro proporcionou um ambiente de imersão científica voltado ao desenvolvimento do pensamento lógico, da criatividade e da colaboração.

A programação foi marcada por palestras, oficinas, jogos, experimentos e momentos de convivência, que despertaram a curiosidade dos participantes e reforçaram a importância da Matemática no cotidiano. Estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, integrantes dos projetos de iniciação científica PicMat e PIC da OBMEP, representaram 25 municípios capixabas, tais como: Alfredo Chaves, Alegre, Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Colatina, Domingos Martins, Irupi, Itapemirim, Mucurici, Marilândia, Montanha, Jaguaré, Linhares, Ponto Belo, Pedro Canário, São Mateus, São Gabriel da Palha, São Roque do Canaã, Santa Teresa, Serra, Vila Pavão, Vitória, Viana e Vila Velha.

As palestras e os momentos de resolução de problemas foram conduzidos por professores do Comitê Acadêmico e do Portal da OBMEP, além de docentes da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes). Os temas abordaram desde conteúdos matemáticos aplicados até reflexões sobre o papel da disciplina na formação do pensamento crítico.

Entre as atividades mais aguardadas, destacou-se a participação dos estudantes em experimentos interativos realizado pelo Laboratório de Telecomunicações (Labtel/Ufes), que uniu teoria e prática de forma dinâmica. Também foram promovidas atividades lúdicas e desafios criativos, que animaram o público e mostraram como a Matemática pode ser divertida e acessível.

De acordo com o professor de Matemática e coordenador do programa, Wellington Rosa de Azevedo, o encontro foi uma oportunidade de aprofundamento e integração entre estudantes e professores de Matemática.
“Reunir alguns estudantes dos projetos PicMat e PIC da OBMEP em um ambiente de imersão com professores renomados nacionalmente é oportunizar a troca de experiências entre eles, ampliar o conhecimento matemático e desenvolver habilidades que contribuem para diversos aspectos cognitivos”, destacou o professor.

Informações à Imprensa:

Assessoria de Comunicação da Sedu comunicacaosedu@sedu.es.gov.br

Cícero Giuri | cgbona@sedu.es.gov.br

(27) 3636-7888 / 3636-770