Estudantes capixabas são premiados com medalhas da Olimpíada Brasileira de Matemática
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), realizou, na tarde da última quarta-feira (11), a Cerimônia Capixaba de premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP), referente à edição de 2023. Foram homenageados 287 estudantes pelo desempenho na OBMEP, sendo 24 com medalhas de ouro, 60 com medalhas de prata e 203 com medalhas de bronze. Com essas conquistas, o Espírito Santo teve um aumento de 59,4% em medalhas, se comparado à última edição.
O evento é realizado todos os anos pela Sedu e pela Coordenação Regional da OBMEP/ES, por meio do Programa Matemática na Rede. Como nos anos anteriores, a edição deste ano teve a participação do governador do Estado, Renato Casagrande, do Secretário de Educação, Vitor de Angelo, e dos Coordenadores Regionais da OBMEP/ES, Florêncio Ferreira Guimarães Filho e Marcelo da Silva Correa.
Na parte da manhã, os participantes do evento, puderam assistir uma Minifeira de Matemática e suas tecnologias, com exposição de projetos desenvolvidos por estudantes da rede estadual de ensino e por laboratórios de instituições de Ensino Superior, parceiros do Programa Matemática na Rede.
Na parte da tarde, antes da Cerimônia, os medalhistas participaram de uma mesa redonda composta pelos multimedalhistas da OBMEP Ítalo da Silva Santos e Iane Martins Tavares Nascimento e pelo professor de Matemática da EEEFM Irmã Teresa Altoé, Hélio Muniz. O tema da mesa redonda seguiu a mesma linha da ação exposta no site do programa, denominada "Relatos que Inspiram".
Matemática na Rede
O Programa Matemática na Rede tem como objetivo promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento, contribuindo para a melhoria da qualidade da Educação Básica. Visa também incentivar o estudo da Matemática entre estudantes e a integração com as universidades, os institutos de pesquisa e as sociedades científicas.
Incentivo
Em apoio à OBMEP, o Governo do Estado do Espírito Santo, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), em parceria com a Coordenação Regional da OBMEP/ES e a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), criou o Programa Matemática na Rede, que permite que os estudantes aprimorem os conhecimentos em Matemática, por meio de projetos como Iniciação Científica de Matemática e Monitoria de Matemática. Saiba mais: https://matematicanarede.sedu.es.gov.br/.
Também como apoio e incentivo ao estudo da Matemática e em reconhecimento ao desempenho dos alunos capixabas na Olimpíada, a Sedu e os parceiros, organizam, todos os anos, uma cerimônia de premiação aos medalhistas.
Fotos: Sedu
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sedu
Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br
(27) 3636-7706 / 3636-7707