Estudantes de iniciação científica de Matemática participam do 5º Encontro nos PicMat

29/07/2019 10h20 - Atualizado em 29/07/2019 11h37

Foi realizado neste último sábado (27), em diversos polos do Espírito Santo (PicMat), o 5º Encontro de Iniciação Científica de Matemática para mais de 1.200 estudantes, com foco na resolução de problemas e no aprofundamento de estudos para a 2ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP 2019.

Os temas abordados nesse encontro foram Contagem e Combinatória, com problemas elaborados pela Coordenação Acadêmica e orientados pelos professores de cada PicMat.

Nos encontros, ao propor soluções para cada problema, os estudantes de iniciação científica estão tornando-se autores de novos recursos, monitores e replicadores de saberes. Assumindo, assim, o papel de protagonistas.

No próximo encontro, serão propostos para os estudantes, problemas mais sofisticados sobre Contagem e Combinatória. O objetivo é aprofundar esses assuntos e tecer resoluções que permitam a ampliação da Matemática nos seus cotidianos, sendo necessária concentração para a resolução de exercícios específicos, relacionados as olimpíadas científicas de conhecimento.

Veja na Galeria os momentos marcantes no 5º Encontros dos Estudantes nos PicMat 2019.

Estrutura do Projeto

Desde junho, acontecem nos PicMat encontros periódicos, envolvendo mais de 1.200 estudantes de iniciação científica do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, das escolas públicas municipais e estaduais, nos seguintes municípios: Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Governador Lindenberg, Guarapari, Ibatiba, Iconha, Itarana, Iúna, Jaguaré, Laranja da Terra, Linhares, Marechal Floriano, Marilândia, Muniz Freire, Pancas, Rio Novo do Sul, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória.

Os encontros nos PicMat são realizados aos sábados e tem duração de quatro meses, com carga horária semanal de quatro horas presenciais e uma hora online, para além da sua carga horária escolar.

Em Vitória, os encontros são realizados no Instituto Federal de Educação do Espírito Santo (IFES) e as aulas são oferecidas as quartas-feiras, no turno vespertino.

De junho a setembro, o estudante receberá aprofundamento de estudos de Matemática para participar da 2ª Fase da OBMEP 2019 e orientações para elaboração de artigos científicos e produtos tecnológicos relacionados à Matemática.

 

Informações

Programa Matemática na Rede

(27) 3636-7842/7838

Fotos: Professores Orientadores de Iniciação Científica de Matemática 2019