Governo do ES abre 2,5 mil vagas para jovens talentos aprimorarem desempenho em Matemática

24/01/2019 09h32

O programa “Matemática na Rede: preparando campeões” tem como objetivo identificar jovens talentos em matemática, estimular a participação dos estudantes em Olimpíadas Científicas e Tecnológicas e fortalecer a aprendizagem a partir de atividades científicas e de monitoria.

Os estudantes, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, das escolas públicas municipais e estaduais, interessados farão uma prova de seleção, onde os melhores classificados participarão do Projeto de Iniciação Científica de Matemática (PICMat) com aulas e encontros de aprofundamento de estudos de Matemática  aos sábados.

As vagas serão ofertadas em 47 polos nos seguintes municípios: Afonso Cláudio, Alegre, Aracruz, Barra de São Francisco, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição da Barra, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Ecoporanga, Governador Lindenberg, Guaçuí, Guarapari, Ibatiba, Ibitirama, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Iúna, Jaguaré, Laranja da Terra, Linhares, Marechal Floriano, Marilândia, Montanha, Muniz Freire, Pancas, Pedro Canário, Pinheiros, Rio Novo do Sul, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Domingos do Norte, São Gabriel da Palha, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Vargem Alta, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória.

“O programa Matemática na Rede é uma forma de chamar a atenção dos jovens para a importância de se dedicarem aos estudos. Precisamos motivar os alunos a buscarem o conhecimento. Eles terão aulas semanais”, destacou a secretária de Estado da Educação em exercício, Andressa Buss Rocha.

Das 2.525 vagas para estudantes da rede estadual e municipal, 35% delas serão ofertadas para os estudantes premiados com menção honrosa na OBMEP 2017. Em caso de não preenchimento das vagas reservadas, elas serão disponibilizadas para os estudantes das redes estadual e municipais.

Inscrições e seleção

As inscrições poderão ser realizadas a partir das 10h da sexta-feira (11) até às 15h59 do dia 16 de maio. O estudante deverá preencher o formulário de inscrição disponível no banner do “Programa Matemática na Rede: preparando campeões”, no site da Sedu www.educacao.es.gov.br.

A lista de inscrições deferidas, considerando o preenchimento do formulário de inscrição e o número de inscritos equivalente a quatro vezes o número de vagas, estará disponível no site da Sedu – www.educacao.es.gov.br, no dia 22 de maio.

A prova de Matemática será aplicada no dia 26 de maio, com início às 9 horas, no polo escolhido pelo candidato no ato da inscrição e terá três horas de duração.

A previsão é que o resultado da prova de Matemática seja divulgado em ordem decrescente de pontuação, no dia 04 de junho, no site da Sedu –www.educacao.es.gov.br.

Serão convocados para matrículas nos polos apenas os estudantes classificados, conforme o número de vagas por polo. Os demais estudantes classificados comporão cadastro de reserva para preenchimento de eventuais vagas remanescentes.

As aulas do Projeto de Iniciação Científica de Matemática (PICMat) terão duração de quatro meses, com carga horária semanal de quatro horas presenciais e uma hora online, para além da sua carga horária escolar.

Todas as informações sobre a seleção estão disponíveis no edital que será publicado no Diário Oficial do Estado, nesta terça-feira (08).

Contratação de professores de Matemática

A Sedu também vai abrir processo seletivo para contratação de professores de Matemática para atuarem nos 47 polos como orientadores de iniciação científica, ministrando os encontros de aprofundamento de estudos para os estudantes.

Serão abertas 101 vagas para professores orientadores, distribuídas nos 44 municípios contemplados com 47 polos. O valor da bolsa mensal para a função de professor orientador de Iniciação Científica de Matemática será de R$ 500,00, com duração de quatro meses.

As vagas serão abertas para professores graduados em Matemática, por meio de curso de licenciatura ou de bacharelado. Os candidatos devem ter disponibilidade para atuar aos sábados (manhã) em aulas e encontros de formação, conforme Plano de Atividades e Cronograma Oficial do Projeto de Iniciação Científica de Matemática; Além de ter disponibilidade de uma hora semanal para atendimento virtual aos estudantes de iniciação científica via Portal da Matemática da OBMEP.

As inscrições para a seleção serão abertas a partir das 08 horas desta terça-feira (08) até às 15h59 do dia 11 de maio. O candidato deverá preencher o formulário de inscrição disponível no banner do “Programa Matemática na Rede: preparando campeões”, no site da Sedu www.educacao.es.gov.br.

No ato da inscrição, o candidato deverá preencher atentamente com os seus dados pessoais, dados profissionais e sua escolha por um município para a realização da prova de seleção e o Polo de Iniciação Científica de Matemática – PICMat que atuará como professor orientador.

A prova de seleção será aplicada no dia 19 de maio, com início às 9 horas, no município escolhido pelo candidato no ato da inscrição e terá três horas e meia de duração.

O resultado da prova de seleção será divulgado no site da Sedu – www.educacao.es.gov.br, em ordem decrescente de pontuação, no dia 21 de maio, a partir das 16 horas.

Serão convocados os candidatos classificados, conforme o número de vagas por polo. Os demais candidatos classificados comporão cadastro de reserva para preenchimento de eventuais vagas remanescentes, conforme classificação geral estadual.

Os profissionais receberão formação continuada na plataforma virtual da OBMEP e certificado de orientação aos estudantes monitores pela Fapes.

Todas as informações sobre a seleção estão disponíveis no edital publicado no Diário Oficial do Estado, nesta terça-feira (08).

Programa Matemática na Rede: preparando campeões

O Programa Matemática na Rede: preparando campeões é um conjunto de ações que traçam diretrizes e metas de trabalhos, com o intuito de promover e contribuir para a melhoria da qualidade da Educação Básica, potencializando o ensino-aprendizagem dos alunos da rede pública e incentivando o aprofundamento de estudos de Matemática.

Além do Projeto de Iniciação Científica de Matemática, o programa possibilita, desde 2016, a todas as escolas da rede pública estadual a oportunidade de aderirem ao Projeto de Monitoria de Matemática, com certificados para professores regulares e alunos monitores, pelas atividades de monitoria e aprofundamentos de estudos em Matemática.

Referência: https://www.es.gov.br/Noticia/mais-de-2-5-mil-vagas-para-jovens-talentos-aprimorarem-o-desempenho-em-matematica