Matemática na Rede seleciona professores para atuar como orientadores de Iniciação Científica de Matemática

25/04/2024 12h15 - Atualizado em 30/04/2024 14h25

A Secretaria da Educação (Sedu) abriu, nesta quinta-feira (25), inscrições para o processo seletivo de professores que desejam atuar como orientadores nos 39 polos de Iniciação Científica de Matemática (PicMat), que faz parte do Programa Matemática na Rede. As inscrições estão abertas a partir desta quinta-feira (25) e seguem até as 16h59min do próximo dia 05 de maio. Para se candidatar, o professor deve preencher o formulário de inscrição disponível no site www.matematicanarede.sedu.es.gov.br.

São 53 vagas para professores orientadores de iniciação científica de Matemática, distribuídas nos 37 municípios contemplados com os 39 PicMat. O valor da bolsa mensal é de R$800,00, com duração de cinco meses.

As vagas são destinadas a professores graduados em Matemática, por meio de curso de licenciatura. Os candidatos devem ter disponibilidade para atuar aos sábados, pela manhã, em encontros de aprofundamento de estudos, conforme o plano de atividades e cronograma oficial do Projeto Iniciação Científica de Matemática. A ação é realizada pela Sedu, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e com a Coordenação Regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP/ES).

Inscrições e prova de seleção

No ato da inscrição, o professor deve preencher os dados pessoais e profissionais e informar a opção de local para atuar no PicMat. Também deve anexar os documentos necessários para a implementação de bolsas e escolher o local para participar da prova de seleção.

A prova de seleção será aplicada no dia 11 de maio de 2024, às 9 horas, no município escolhido pelo candidato no ato da inscrição e terá três horas de duração. O resultado do processo de seleção será divulgado no site do Programa Matemática na Rede (www.matematicanarede.sedu.es.gov.br), em ordem decrescente de classificação, no dia 15 de maio, a partir das 16 horas.

Serão convocados os candidatos classificados conforme o número de vagas por PicMat. Os demais candidatos classificados vão compor o cadastro de reserva para o preenchimento de eventuais vagas remanescentes. Todas as informações sobre a seleção estão disponíveis no edital publicado no Diário Oficial do Estado. Clique AQUI  e saiba mais.

Link para o formulário de inscrição dos professores Aqui!

Programa Matemática na Rede

O Matemática na Rede é uma ferramenta de promoção da melhoria da qualidade da Educação Básica que potencializa o ensino-aprendizagem dos estudantes capixabas e incentiva o aprofundamento de estudos de Matemática. Além do Projeto Iniciação Científica de Matemática, o programa incentiva a participação das escolas capixabas nas edições da OBMEP e realiza as cerimônias de premiação dos estudantes medalhistas do Espírito Santo na OBMEP.

Mais informações pelo telefone (27) 3636-7822, pelo WhatsApp (27)99823-2359 ou pelo e-mail matematicanarede@sedu.es.gov.br.

Iris Carolina Miguez / Geiza Ardiçon
iclsmiguez@sedu.es.gov.br / gardicon@sedu.es.gov.br