OBMEP 2023: últimas semanas de inscrições abertas

27/02/2023 09h40

Últimas semanas para as escolas se inscreverem na 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP 2023).

Quem é fera na Matemática pode aproveitar a chance de participar da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) 2023. As inscrições estão abertas e prosseguem até o dia 17 de março, pelo site www.obmep.org.br, devendo ser feitas pelo diretor ou professor responsável pela competição nas unidades de ensino.

Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a olimpíada é destinada aos estudantes do 6º ao 9º ano dos ensinos Fundamental e Médio das escolas públicas municipais, estaduais, federais e privadas, que concorrem a prêmios de acordo com a classificação nas provas.

Os exames são preparados de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º ano), Nível 2 (8º e 9º ano) e Nível 3 (Ensino Médio).

Fases

A 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas ocorre em duas fases. A primeira é composta por uma prova objetiva de 20 questões e, a segunda, por uma prova discursiva de seis questões. A 1ª fase da OBMEP será realizada no dia 30 de maio e os classificados para a próxima etapa realizarão a prova no dia 07 de outubro.

A divulgação dos aprovados para a segunda etapa será realizada no dia 02 de agosto e a divulgação dos premiados no dia 20 de dezembro.

Em 2022, na 17ª edição, mais de 18 milhões de estudantes de 54 mil escolas participaram da OBMEP. O Espírito Santo conquistou 180 medalhas (ouro, prata e bronze) e 1.205 menções honrosas.

Novidade

A novidade deste ano é o aumento no número de premiações. Além de mais de 8 mil medalhas de ouro, prata ou bronze oferecidas em todo o País, serão distribuídas pelo menos outras 20 mil medalhas em nível regional. O número de medalhas a ser distribuída no Espírito Santo será calculado de acordo com o desempenho dos estudantes capixabas na 2ª fase desta edição.

Estímulo ao estudo da Matemática

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) foi criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), em 2005, e realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC). A olimpíada contribui para estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.

Mirela Marcarini/ Soraia Camata
mirelamarcarini@sedu.es.gov.br / sccanal@sedu.es.gov.br