Primeira fase da OBMEP é realizada nesta terça-feira (03)

Estudantes das redes de Ensino do Espírito Santo participam, nesta terça-feira (03), da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2025), uma das maiores competições estudantis do País. Ao todo, 345.565 alunos de 1.052 escolas dos 78 municípios capixabas estão inscritos para a realização da prova, que será aplicada diretamente nas unidades escolares.
Neste ano, a OBMEP alcançou números recordes em todo o Brasil. São mais de 18,6 milhões de estudantes participantes, de 57.222 escolas, distribuídas por 5.566 municípios. Com uma cobertura nacional de 99,93%, esta edição registra o maior alcance desde a criação da olimpíada, em 2005.
No Espírito Santo, os dados também mostram crescimento. Em 2024, foram 340.666 estudantes de 1.032 escolas participantes. Em 2025, o número de inscritos aumentou em quase cinco mil alunos e houve a adesão de 20 novas escolas. A ampla participação reflete o compromisso das unidades de ensino com o estímulo à aprendizagem da Matemática e com o desenvolvimento do raciocínio lógico dos estudantes.
Segundo o coordenador do Programa Matemática na Rede, Wellington Rosa de Azevedo, a prova é realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), com o apoio do Ministério da Educação (MEC). “A OBMEP é direcionada a estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e de todas as séries do Ensino Médio. A competição tem como objetivo despertar o interesse dos jovens pela Matemática, identificar talentos e promover a inclusão científica em todo o território nacional”, destacou.
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)
Criada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada, em 2005, e realizada com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) e do Ministério da Educação (MEC). Os objetivos são estimular o estudo da Matemática no Brasil, identificar jovens talentosos e promover a inclusão social pela difusão do conhecimento.
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