Processos Seletivos para o Projeto de Iniciação Científica de Matemática

20/05/2019 14h47 - Atualizado em 20/05/2019 16h13

Matemática na Rede abre inscrições para jovens talentos aprimorem desempenho no Projeto de Iniciação Científica de Matemática

A Secretaria de Estado da Educação, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES) e a Coordenação Regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP/ES, por meio do Programa Matemática na Rede: preparando campeões, abriu 1.150 vagas para estudantes, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, das escolas públicas municipais e estaduais, aprimorem seus estudos no Projeto de Iniciação Científica de Matemática.

As inscrições podem ser feitas até às 15h59min do dia 29 de maio no Link para inscrição dos estudantes.

As 1.150 vagas estão distribuídas em 34 Polos de Iniciação Científica (PicMat) nos seguintes municípios: Aracruz, Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Colatina, Conceição do Castelo, Domingos Martins, Governador Lindenberg, Guarapari, Ibatiba, Iconha, Itaguaçu, Itarana, Iúna, Jaguaré, Laranja da Terra, Linhares, Marechal Floriano, Marilândia, Muniz Freire, Pancas, Rio Novo do Sul, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, São Mateus, São Roque do Canaã, Serra, Venda Nova do Imigrante, Vila Velha e Vitória.

O estudante interessado nessa seleção deverá fazer sua inscrição e participar da 1ª Fase da OBMEP nas escolas inscritas na edição 2019. A seleção se dará por meio do desempenho na prova da 1ª fase da OBMEP, considerando as melhores notas e as escolhas dos PicMat no ato das inscrições.

A relação dos classificados será divulgada no site da SEDUAqui (site oficial do Programa Matemática na Rede) em ordem decrescente de pontuação, por PicMat, no dia 03/06/2019, a partir das 17h.

Estrutura do Projeto

Os encontros do Projeto de Iniciação Científica de Matemática (PicMat) serão realizados aos sábados e terão duração de quatro meses, com carga horária semanal de quatro horas presenciais e uma hora online, para além da sua carga horária escolar. Nos PicMat de Serra e Vitória, os encontros serão orientados por professores do Departamento de Matemática do IFES e terão calendário específico para funcionamento.

De junho a setembro, o estudante receberá aprofundamento de estudos de Matemática para participar da 2ª Fase da OBMEP 2019 e orientações para elaboração de artigos científicos e produtos tecnológicos.

Essas produções científicas e tecnológicas serão analisadas pelo Professor Orientador de Iniciação Científica do PicMat e enviadas para os Coordenadores Acadêmicos, com fins de análise e validação para publicação em periódicos científicos e participação nas feiras de ciências e tecnologias.

Edital de abertura dos estudantes.

Link para inscrição dos estudantes.

Matemática na Rede abre inscrições para seleção de professores de Matemática

A Secretaria de Estado da Educação (SEDU), em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES) e a Coordenação Regional da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP/ES abriu processo seletivo para contratação de professores de Matemática para atuarem como orientadores nos 31 Polos de Iniciação Científica de Matemática (PicMat) do Programa Matemática na Rede: preparando campeões.

As inscrições seguem abertas até às 17h59min do dia 22 de maio de 2019.

São 43 vagas para professores orientadores de iniciação científica de Matemática, distribuídas nos 28 municípios contemplados com 31 PicMat. O valor da bolsa mensal para a função de professor orientador de Iniciação Científica de Matemática será de R$500,00 com duração de cinco meses.

As vagas abertas são para professores graduados em Matemática, por meio de curso de licenciatura ou de bacharelado. Os candidatos devem ter disponibilidade para atuar aos sábados (manhã) em encontros de aprofundamento de estudos, conforme o plano de atividades e cronograma oficial do Projeto de Iniciação Científica de Matemática.

Inscrições e seleção

As inscrições seguem até às 17h59 da quarta-feira (22) e o candidato deverá preencher o formulário de inscrição disponível no site da SEDU e aqui (site oficial do Programa Matemática na Rede).

No ato da inscrição, o professor deverá preencher os seus dados pessoais, dados profissionais e sua escolha para o PicMat onde atuará como professor orientador. Além de postar todos os documentos necessários para implementação de bolsas citados no edital do processo seletivo.

O resultado da prova de seleção será divulgado no site da SEDU e aqui (site oficial do Programa Matemática na Rede), em ordem decrescente de classificação, no dia 23 de maio, a partir das 16 horas.

Serão convocados os candidatos classificados, conforme o número de vagas por PicMat. Os demais candidatos classificados comporão cadastro de reserva para preenchimento de eventuais vagas remanescentes.

Edital de seleção dos professores.

Link para inscrição dos professores de Matemática.